sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Rua do Bonjardim com paragem n' O Pretinho do Japão!

Depois de uns dias intensos de chuva, ver o sol foi como despertar de uma longa letargia. Apeteceu-me logo sair e caminhar cidade fora.... Tinha umas coisas para comprar na baixa e por isso pareceu-me uma óptima ideia ir até à rua do Bonjardim. Tenho andado curiosa para conhecer um certo sitio!!!
Logo no início da rua (por acaso até julgo que é quase o fim!), começando pelo cruzamento com a rua Formosa encontra-se a casa Januário, uma mercearia das mais antigas do Porto, existe desde 1926, e onde gosto de ir comprar os produtos para a decoração dos bolos e cupcakes que aqui em casa são presença obrigatória nos aniversários e festas. Têm sempre bases descartáveis e pastas de açúcar em todas as cores, e como se aproxima o dia de S. Valemtim comprei uns produtos bem giros.
Continuando a subir a rua há uma outra loja onde se encontra tudo o que possamos imaginar para casa, desde utensílios a eletrodomésticos - é a casa César Castro.
Compras feitas, continuo a subir, apreciando esta rua tão pitoresca e que concilia bastante bem o mais tradicional e típico com o moderno e renovado comércio que aprendeu rapidamente a virar-se para o turismo.
Um bom exemplo é precisamente o Pretinho do Japão!
Uma amiga disse-me há pouco tempo que esta mercearia tem uma esplanada bem engraçada e que serve refeições. Ora, fiquei logo curiosa! Tinha mesmo de vir explorar esta novidade...
Fiquei logo encantada ao entrar nesta mercearia e ao ver um dos funcionários a partir bacalhau a uma cliente numa conversa corrida sobre a sua qualidade. Atravessei toda a mercearia devagar, para não me escapar nenhum pormenor desta loja bem decorada com alguns móveis estilo art deco e algumas relíquias a pontear cada espaço.
Parece que a nova gerência que há uns dois anos restaurou e ampliou a mercearia fez uma boa aposta. Agora há aqui um espaço para vinhos e conservas numa escolha em que a relação preço/ qualidade é bastante equilibrada. 
Mas a minha visita tinha como objectivo a esplanada!
E parece que sabiam da minha chegada! 😊eheheh que arrojada forma de receber os clientes!!!!
Claro que não sairam defraudadas as minhas expectativas. Este antigo logradouro entre prédios tornou-se num agradável jardim, muito acolhedor e convidativo a uma pausa relaxante em plena baixa. Muito calmo e com um serviço bem caseiro. Apetece ficar aqui a receber os raios de sol e a saborear esta quietação.
Que belo sítio para parar no meio do bulício da baixa portuense. E de volta à mercearia não consegui ficar indiferente aos frutos secos transmontanos e aos cafés a peso moídos na hora...hum! Fiquei fã do Pretinho do Japão.


Sem comentários:

Enviar um comentário