quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Viagem a Ourense na rota das termas!

Um dos projectos para início de 2017 era voltarmos às termas de Ourense!
Desde que há três anos ficamos em Cortegada para a passagem de ano e descobrimos as termas do Prexiguero fazemos questão de pelo menos uma vez a cada ano voltarmos para esta experiência termal.
Este fim-de-semana aproveitámos o regresso do sol e lá fomos nós!
Começámos pela estância termal de Outariz.
Esta é uma das muitas estâncias que ficam na zona urbana de Ourense, nas margens do rio Minho divididas por três áreas distintas. Uma zona inteiramente grátis onde se pode desfrutar das piscinas de Outariz e da burga de Canedo.

Uma zona ajardinada logo ao descermos da ponte pedonal e onde se pode comtemplar o rio enquanto se toma um relaxante banho.  Para termos mais comodidade e um circuito completo decidimos mesmo fazer a incursão na parte paga. Mas convenhamos, o preço é quase insignificante (5.5€/ adulto) atendendo às possibilidades: dois circuitos termais compostos por 11 termas exteriores, 3 piscinas interiores e sauna e jacuzzi. Tudo isto durante 2h. É uma bênção para corpo e alma.

Claro que um paraíso a preço de saldos tinha de ter algum senão!!!! Não somos os únicos a gostar destes mimos, por isso a longa fila de espera obrigou-nos a uma pausa forçada de uma hora na esplanada da cafetaria.eheheh.....
Foi a forma de desfrutarmos desta experiência de modo inédito, modo nocturno com direito a céu estrelado. Mais, é difícil de desejar...
Primeiro, o circuito Celta com aguas quentes mas em movimento, jactos e túneis de água borbulhantes seguidos dos respectivos choques térmicos em tanques de água fria, não só melhora a circulação  como combate o stress. Diga-se que este circuito é mais divertido para as crianças devido à dinâmica que nos faz mesmo lembrar as civilizações celtas. Mas, eu sou mais da onda zen....eheheh. Claro que me demorei muito mais no circuito zen, totalmente de inspiração japonesa, com piscinas de madeira pontuadas por grandes pedras lisas e ovais, águas muito mais quentes (60 graus) e inteiramente relaxantes. Só vos posso dizer, que se pudesse submergir todos os fins-de-semana nestes banhos, a minha vida seria perfeita! ☺😀😃😄
120 minutos mais tarde saímos com uma leveza e enorme sensação de bem-estar, crentes de que todas as propriedades anunciadas fizeram em nós o efeito desejado! Só o estômago é que não relaxou o suficiente! Saímos os três esfaimados! Nada que não resolvessemos no centro de ourense numa fabulosa churrascaria. Recomendo Churrascaria Peregrinus, com boas carnes na grelha, polvo à galega e uma boa degustação de vinhos da região. Nós não nos coibimos de beber um ribeiro branco e de provarmos os licores da região.


Depois deste longo dia só mesmo uma noite de sono bem tranquilo nos esperava.
E o Domingo amanheceu ensolarado e ameno, a chamar a primavera.
Rumámos a Ribadavia, ao "local do crime", Termas do Prexigueiro, que é o mesmo que dizer às termas que descobrimos por acaso em passeio com os nossos companheiros das passagens de ano.
Não sei se é porque foram as nossas primeiras termas, mas são as minhas preferidas. São mais pequenas mas o seu enquadramento em pleno parque florestal dá-lhes o toque zen e um certo misticismo.
Estas termas são inspiradas num caminho de peregrinação japonês " kumano kodo" e cada piscina do circuito tem o nome de um templo xintoista.
Foi uma manhã bem relaxante a contemplar a beleza das mimosas.
Saímos radiantes deste intensivo fim-de-semana termal e já estamos a planear novo regresso!

Sem comentários:

Enviar um comentário