sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Compostagem Doméstica: um dever ético!

" Tendo em conta as condições de que dispõe e na medida do possível, é a natureza que faz sempre as coisas mais belas e melhores"
        Aristóteles 

Ontem foi o dia mundial da Filosofia! Um dia para reflectir e agir....parece que cada vez menos as pessoas têm tempo para parar e pensar, ou porque não podem ou porque não são estimuladas para o fazer ou simplesmente não querem. Os filósofos são seres inúteis e enfadonhos, as teorias dos mais conhecidos só atormentam os adolescentes no ensino secundário e os livros de filosofia não se vendem ( mesmo que apareçam ao desbarato). Enfim, esta sociedade global teima em querer esquecer as questões estruturais e tudo o que não dá lucro nem contribui para a economia capitalista! Mas, pronto, já que tenho dedicado a minha vida a esta inutilidade, ontem decidi celebrar este dia inaugurando e montando o meu novo compostor doméstico. Coisa que me levou uma tarde inteira e me ocupou a mente...
Só para que conste e aos interessados residentes no grande Porto, podem ir ao site da Lipor http://m.lipor.pt/pt/ e inscrevem-se no programa Terra à terra e ganham um compostor!
Ora, como eu já há uns anitos fiz o curso de compostagem doméstica, fui toda satisfeita à  Lipor buscar o meu compostor e ainda ganhei um balde de oferta também.


Aproveitei para revisitar a Horta da Formiga e comprei 40 l. De corretor de terra, isto é, adubo natural da Nutri mais, na esperança que esta tenha sido a minha última compra de adubo, pois, com o compostor agora vou ter o meu próprio adubo! Eheheh
Como desde o início da semana que andava a juntar todos os desperdícios e sobras de legumes, fruta, cascas de ovo e borras de café  (que fazem parte da camada verde) só tive de me preocupar em arranjar uns restos de podas de árvores e troncos (camada dos castanhos) que apanhei previamente com a B. num pinhal. Com todos os materiais reunidos foi simples dar o pontapé de saída na compostagem caseira....
No fundo coloquei os tais troncos que permitirão o arejamento e a drenagem, em seguida a camada de verdes e depois a dos castanhos. Até parece um puzzle em que se brinca com a ecologia e a quimica...eheheh, tudo em camadas. Os castanhos ricos em carbono, em seguida os verdes cheios de azoto, nova camada de castanhos....agora tenho dois meses de brincadeira de camadas até ter o meu adubo natural para a minha mini horta!
Feita a coisa vamos lá ao balanço:
1 - Estou a diminuir os restos alimentares crus, que assim não têm de ir para o aterro. E olhem que se nota bem essa diminuição, em poucos dias já enchi o balde várias vezes.
2- Consigo aproveitar as folhas e ervas da horta, reciclo-as no compostor e também diminuo o lixo ambiental.
3- produzo o meu próprio adubo biológico para melhorar a qualidade da terra da minha hortita.
4 - Dou o exemplo e envolvo a B. em boas práticas de cidadania e sustentabilidade. O que me parece um óptimo investimento educativo.
5 - Aplico os meus conhecimentos científicos  ( pelo menos alguns) e durmo de consciência mais tranquila por estar a ajudar a natureza.
6- Continuo orgulhosa a apostar na inútil filosofia, mas com a certeza que o bem e a ética têm de ser praticados sistematicamente, mesmo que em micro escala. Ou seja, é a minha gota de água para o desenvolvimento mais sustentável.
Pronto, tá feito! Acho que tive um belo dia mundial da filosofia, de manhã andei a apanhar perpétuas no cantinho das Aromáticas e à tarde pus em funcionamento o meu compostor!


Sem comentários:

Enviar um comentário