terça-feira, 1 de novembro de 2016

Marmelada, Halloween e estórias dos Santos....

Ontem foi noite de " doçuras e travessuras"!!!! Isto quer dizer que estamos no tempo de Halloween.
O tempo da B. que também já foi o meu tempo. Sou de uma geração que conheceu as festas de Halloween através da disciplina de Inglês no ensino preparatório e depressa começámos a vestir-nos de bruxas e vampiros com roupas velhas improvisadas e muita paciência e ajuda da mãe. Quando eu era criança e adolescente não havia festas nem comércio alusivo ao Halloween, vestidos a rigor e em grupos de vizinhos calcurreavamos as ruas em redor de casa a pedir doces e assim nos divertiamos, depois vinhamos para casa com os sacos cheios de rebuçados, chocolates, bolachas e biscoitos e felizes comíamos o que tinhamos ganho.
Hoje a noite de Halloween não mudou muito, só tem mais glamour e artificialismo. As lojas decoram-se com abóboras, aranhas e vampiros. Há toda uma panóplia de artigos decorativos, fatos a venda e até bolos alusivos ao tema. A B. desde sempre se vestiu e foi pedir, ora com vizinhos ora com as amiguinhas. Se bem, que aqui para as nossas bandas não haja grande tradição e por isso tivemos de mudar geograficamente o local de " ataque"!!!! Eheheh
Mas antes de vos contar como correu a nossa noite, e, como falamos de tradições vou divagar sobre marmelos e marmelada.
Julgo que não deve haver casa portuguesa onde não haja marmelada, esse doce em tigelas que atravessa gerações.
Sempre foi a minha mãe que fez a nossa marmelada. Ela que cresceu em casa grande de mulheres e que aprendeu da forma mais tradicional a fazer marmelada e geleia!
Eu sou uma apreciadora de ambas. E acho que os marmelos são mesmo "maçãs de ouro". Gosto do seu perfume, do cheiro da marmelada acabada de fazer, de os assar a acompanhar carne....não foi a toa que os gregos os imortalizaram!!!! Parece que Afrodite terá oferecido uma maçã de ouro a Páris e que este ao escolher o Amor de Helena terá nessa altura dado origem à célebre Guerra de Tróia. O que é certo é que hoje sabemos que essas referidas maçãs de ouro são os marmelos. Fruto também ligado à fertilidade e de inúmeros benefícios....
Bem, ontem vi uns marmelos bem bonitos na frutaria onde fui às compras e não resisti. Lembrei-me da receita de uma amiga e meti mãos à obra!!!

Esta marmelada tem a vantagem de dispensar a fase de descascar os marmelos ( a mais chata e trabalhosa, diga-se). Então vamos lá à bendita receita.
Colocam-se os marmelos de molho em água durante um par de horas. A seguir, com uma esponja de lavar louça esfregam-se bem para lhes retirar a penugem e as impurezas. Depois cortam-se aos cubos, retiram-se os pés e os caroços e colocam-se com açúcar numa panela.
Vai ao lume durante uma boa hora em lume brando e sempre atenta vai-se mexendo durante toda a cozedura. Por último passa-se com a varinha mágica e volta ao lume até fazer ponto estrada. Quando estiver nesse ponto é só deitar em tigelas.
Pronto, foi a minha estreia. Fiz a minha primeira marmelada!!!! Estou ansiosa por provar daqui a dias, mas estou orgulhosa, ficou bem bonita!
Depois, fomos com a nossa " zombie bailarina" a um jantar de Halloween onde não faltou " porto tónico ensanguentado",  "sangria de vampiro", "chapéus enfeitiçados   de bruxas", " os porquinhos jazem no prato" e muitos meninos vestidos a preceito para uma noite mágica!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário