sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Como em Outubro pega tudo....fui tratar da minha horta!





Estou estafada! Ter uma horta dá trabalho, sem dúvida....e ainda que os últimos estudos digam que andar nestas lides e sujarmo-nos com terra é o melhor dos antidepressivos, tenho a dizer o seguinte: primeiro - não ando deprimida; segundo - saio da horta mais morta que viva!; terceiro - odeio ervas daninhas, sobretudo urtigas.
,
Pronto, agora que já desabafei....posso contar-vos o que andei a fazer esta manhã.
A maior parte do tempo e das energias ficaram por conta das ervas!!!! Quando cheguei à horta parecia que tinha plantado um magote de ervas, até cheguei a duvidar se teria plantado mesmo os espinafres, é que nem se viam!!!! Se o resto das plantitas crescesse à mesma velocidade que estas urtigas, baldroegas, trevos e sei lá mais o quê....estava bem feliz!!!! Mas pronto, a natureza tem sempre forma de se afirmar e há que arrancar estas espécies antes que engulam a minha plantação!
Depois da horta quase limpa, comecei a preparar os regos para os meus novos rebentos: brócolos!!!
As minhas Brassicaceaes: couve-roxa, espinafres e brócolos

No canto direito da horta decidi plantar bracicaceaes, ou seja, uns exemplares da família das couves. Optei por couves-roxas, espinafres e brócolos. Ali é o canto da D. Maria Repolho, é ela quem afasta os pássaros e vigia as minhas  pequeninas roxas e verdes sob o olhar atento da cerejeira.
,

Agora já se parece mais uma horta verdadeira já temos: couves-roxas, espinafres, brócolos, acelgas, beterrabas, alfaces, alho-francês.
Árvores de fruto já são 4: oliveira, cerejeira, limoeiro e o meu pé de Sechium edule que já dá chuchus!!!


Ainda houve tempo para tratar do meu jardim aromático. Sim, que também tinha vasos novos para mudar.

Aqui ao pé dos morangueiros já há plantas suficientes para fazer um bom raminho de cheiros: temos perpétuas roxas e brancas vindas directamente do Cantinho das Aromáticas. 

Mas também há tomilho, um maracujazeiro, uns pés de pimentos picantes, uma planta de aloe vera perto de umas sardinheiras.
cebolinho, manjericão, hortelã, segurelha...
Bem, agora que olho para estes verdes todos, sinto-me cansada mas orgulhosa, já é um belo começo!!! Eheheheh



Sem comentários:

Enviar um comentário