segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Por terras de Alentejo: (take 1) Ferreira do Alentejo

"A percorrer o Alentejo nem me fadigo nem cabeceio de sono... Tenho sempre onde consolar os sentidos, mesmo sem recorrer aos lugares selectos dos guias."
   Miguel  Torga, Portugal-Alentejo.
Começámos por entrar em Ferreira do Alentejo e deparamo-nos de imediato com o ex-libris da Vila - a capela  do Calvário ou capela de Santa Maria Madalena. Surpreende-nos encontrar tantas igrejas e monumentos religiosos por estas terras. Mas esta capela merece destaque pela originalidade arquitectónica, a sua forma cíclica com uma coroa no cume, toda cravejada de negras pedras impoe-se  ao olhar e não deixa de ser um monumento a admirar.
No cento da vila encontra-se um belo largo com a câmara municipal e todos os seus serviços dispostos: junta de freguesia, arquivo municipal, serviços de água...mas é a beleza da Casa Verde que se destaca num extremo do largo.

A marcar o peso económico da agricultura nesta terra. Estamos na capital do azeite. É aqui que se encontra o maior produtor de azeite do mundo - A marca Oliveira da Serra
Ainda fomos até  à  Herdade do Marmelo,  queriamos aprender mais sobre o processo de fazer azeite, mas infelizmente as visitas ao lagar exigem marcação prévia. Fica para uma próxima oportunidade.
Quando se visita um lugar quer saber-se a história e este parece que segundo a tradição  popular se deve à bravura da mulher de um ferreiro que teria defendido a porta do castelo com dois malhos.  Ah, valente!!!!
Talvez por essa valentia haja cantos e gentes com garra e memória....
Nós levamos gravada esta bonita imagem...

Sem comentários:

Enviar um comentário