domingo, 6 de novembro de 2016

Feira dos Santos....Mangualde e o regresso às origens!

Este fim-de-semana teve um sabor diferente, um sabor de outros tempos e de todos os tempos que têm feito parte da minha história...rumámos a Mangualde para a feira dos Santos! https://m.facebook.com/Feira-dos-Santos-Mangualde-809078875783901/
Esta é uma feira com sabor muito especial! E com cheiros e cores próprios. ..
Misturam-se emoções e recordações. Cresci a gostar desta feira. Quando era pequena sabia que ela traria a avó e os tios e que a casa enchia de alegria e festa! Na adolescência a feira era o espaço de liberdade percorrida com os amigos a vender rifas para os escuteiros. Uma vez fui com a minha amiga Ginha vender pulseiras e outras peças de artesanato, pratos pintados e bonecas de espiga que a minha mãe nos fazia...divertia-me imenso a brincar aos feirantes e fazia féria!!!!! Mais tarde, a feira era o fim-de-semana de reencontro dos amigos que voltavam por esta altura, reunião de família antecipando o Natal! Havia sempre festa!!!
Este ano, depois de uns tantos anos sem ir à feira, voltei!
Ontem foi com bastante surpresa que estive na abertura oficial com uma Wine Dão Party!



É sempre agradável perceber as transformações e assistir ao modo como as tradições se reconstroiem...
Com uma equipa dinâmica na edilidade a Feira rejuvenesce e ganha nova identidade! Em boa hora João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, decidiu fazer da abertura da feira um momento de festa aberto a todos os munícipes! 
Temos sido várias vezes apontados como um povo demasiado formal e agarrado a velhos costumes, entre os quais se contam o gosto pelas sessões solenes e discursos enfadonhos reservados para uns quantos entediados cumpridores de funções que dificilmente conseguem escapar à obrigação de um compromisso. É um facto!
Felizmente, aos mais jovens se reserva a ousadia e criatividade e o João tem a cabeça "bem arejada"...por isso, "este pontapé  de saída" da edição da Feira dos Santos 2016 com uma Dão wine Party e um show cooking no mercado municipal revela a verdadeira respeitabilidade pela tradição consciente de que esta se inova dia a dia.
Mais, num concelho implantado em pleno coração da região do Dão, em que o vinho é importante produto económico, cultural e social; e numa feira também conhecida pelas suas febras...que melhores aliados se poderiam almejar que não, os vinhos e a gastronomia, para simbolizarem este evento?!

Ainda bem que a maioria dos produtores de Dão desta zona se fizeram presentes! Saboreamos com agrado um Monteirinhos, feliz descoberta neste certame. Provámos um cocktail Encruzado Spritz e claro que fomos provar o melhor vinho da Quinta de Carvalhais.




Com estes nectares e reencontros com amigos de infância ao ritmo de boa música, as conversas postas em dia e o reviver de memórias tiveram a densidade própria de uma noite que guardou todos os sentidos que cabem num espírito emocionado!
E porque falamos de recordações, não podemos terminar este post sem aqui deixarmos umas belas fotos da Feira de outros tempos, quando se fazia pelas ruas da cidade tal como agora, felizmente, se voltou a fazer....

Ainda bem que há tradições que continuam o seu caminho e que servem para unir e reunir passado e presente com a esperança de continuar a viver e vivificar estes momentos, pois, o que de melhor há nestas coisas são as pessoas que nos fazem sentir tão bem e nos tornam a vida mais leve!
Claro que não terminei o fim-de-semana sem comer os rojões à moda de Mangualde, feitos a preceito pela minha mãe. Que bem que soube este regresso! Sou uma felizarda! Bem-haja e para o ano voltaremos certamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário