quarta-feira, 19 de abril de 2017

Elixir de Flor do Sabugueiro: um delicioso refresco com propriedades medicinais!

Já vos falei da quinta da minha amiga Olivia: bioagro! Sempre que no Verão vamos aos morangos e framboesas costumo aproveitar para comprar o elixir do Sabugueiro. Mas por estes dias tenho dado conta que há por aqui perto muitos sabugueiros, vai daí, comecei a investigar e a procurar uma receita sobre este maravilhoso refresco!
Para os menos informados deixo aqui algumas importantes notas:
O Sabugueiro tem como nome científico Sambucus nigra, é muito comum na Europa e em Portugal é quase espontâneo e aparece com muita frequência à beira das estradas. É uma planta medicinal que inclui propriedades diureticas, laxantes, cicatrizantes, depurativas e sudorifaras. O sabugueiro é muito utilizado no tratamento de gripes, constipações, tosse e alergias.
Só por estes motivos já que é um poderoso e natural anti-inflamatório já valeria a pena utilizá-lo, mas nós adoramos mesmo o seu refresco!!!!
E haverá melhor forma da B. se despedir das férias da Páscoa que não a colher estas perfumadas flores?!
Segui as orientações do Jamie Oliver e do blog " Tentações sobre a mesa ", que aconselho e que podem visitar seguindo este link: http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/2015/05/cordial-xarope-de-sabugueiro.html.
Fomos apanhar as flores numa tarde de sol e colhemos várias umbelas de diferentes sabugueiros. Esta é uma regra que nenhum aprendiz de feiticeiro pode quebrar! Eheheh....Dizem os expert que as flores devem ser colhidas de várias árvores e em dia de sol! Feito!!!
Depois, veio a parte mais morosa e minuciosa,  separar as flores dos pés das umbelas! Ah pois é, não podia ser tudo fácil. ....lá estivemos as duas a cortar pacientemente as minúsculas flores brancas!
 Segunda regra: as plantas não podem ser lavadas e devem separar-se as flores dos pedúnculos verdes. Bem, tive o cuidado de procurar sabugueiros que não estavam expostos ao dióxido de carbono e outros poluentes dos carros, nada de árvores de beira da estrada....andámos mesmo a calcurrear umas quintas meio escondidas!
Agora cortam-se  os limoes e as laranjas em rodelas e colocam-se às camadas com as flores.

 Entretanto coloca-se a água a ferver com o açúcar até este dissolver. Deixa-se arrefecer um pouco e deita-se morno sobre as camadas. Depois é só tapar com um pano e deixar a repousar durante 24h. Ao longo deste período convém mexer de quando em vez! Eu aproveitei, sempre que vinha à cozinha agarrava na colher de pau e zás, uma mexidela! Parecia mesmo que estava a fazer uma poção mágica....eheheh
Confesso que alterei um pouco a receita do Jamie Oliver. Sim, substitui o açúcar branco por açúcar amarelo e roubei no peso! Quanto ao resto fiz tudo igualzinho pra ver se a coisa bate certa!
E pronto! Um dia depois, coei a mistura, esterelizei os frascos e tenho o meu elixir pronto a transformar-se em deliciosos refrescos! Agora que lhe apanhei o geito vou aproveitar até ao final de maio para fazer mais, senão só para o ano! É que só na primavera é que se podem colher as flores e fazer o famoso " cordial". Depois podem guardar-se os frascos alguns meses e temos refresco para o Verão todo!😊😉
Agora deixo-vos a receita para fazerem se quiserem.
Receita do Elixir de flor do Sabugueiro 
20 umbelas de Flores (são as coroas ou cabeças com as flores)
2 limões 
2 laranjas
1,5 l. De água 
1 kg de açúcar amarelo

Refresco de Sabugueiro
1 copo do elixir de flor de sabugueiro
6 copos de água 
Folhas de hortelã q.b.
Cubos de gelo
Misturar tudo num jarro e degustar!



Sem comentários:

Enviar um comentário