"Existem certas alturas em que me sinto mais inspirado, preenchido com uma força brutal que me obriga a ouvir a minha voz interior, e é nessa altura que eu sinto mais que nunca a necessidade de um piano "
Fryderyk Chopin
Com o objectivo de prestar tributo aos 100 anos de vida e de actividade pedagógica e artística do Conservatório de Música do Porto, no passado fim-de-semama decorreu a 2ª maratona de 24h de Piano - o Piano Porto 2017, e claro que nós não quisemos perder a oportunidade de assistir a alguns dos mini concertos deste evento.




Ora, no passado Sábado aqueles que viajavam de Metro e saíam nesta estação, não só seriam surpreendidos pela imponente Fonte de Mijavelhas, tão bem integrada no desenho de Souto Moura, como ainda pelos melodiosos sons dos pianistas que aqui actuaram e dos quais destacamos Luana Ramos, João Mendes Oliveira, Eugénia Viana, Afonso Areia e um conjunto de pequenos pianistas do CMP a fazerem lembrar-nos a esperança de novos talentos emergentes desta casa.
Seguindo o percurso musical pela cidade "traçado" pela prof.ª Lígia Madeira, mudamo-nos para a emblemática Igreja dos Clérigos. A par de Luísa Tender, Madalena Soveral, Pedro Burmester, Fausto Neves, Davorin Dolinsek, Ricardo Alves - os pianistas destacados neste conjunto de 100 pianistas que participaram na maratona; a Igreja dos Clérigos acolhía o evento no sábado, dia 1 de julho das 18h00 às 21h00, com o consagrado pianista Paulo Gomes.
O pianista e compositor brindou-nos durante quase uma hora com temas da sua autoria de Matt Dennis. E a Igreja encheu-se para o ouvir...a seguir Bach, Burgmüller e Grieg saíram das talentosas mãos de Sofia Alves Thomas e Beethoven e Chopin foram interpretados magnificamente pela pequena Matilde Bezerra Bastos.
Depois desta intensa tarde de piano Pai e filha devem ter sentido o "bichinho" e já que não podiam participar na maratona, não se fizeram rogados a experimentar o piano colocado à disposição de quem o quiser tocar nos antigos Armazéns do Castelo, agora transformados no “novo projecto multidisciplinar, independente e com identidade própria” onde a Livraria Lello quer projectar um espaço apenas com produtos portugueses como livros, artigos 100% naturais, brinquedos artesanais e merchandising exclusivo da livraria, entre outros.
Pai e filha brindaram com Chopin alguns dos turistas que em final de tarde por ali se encontravam e eu não perdi oportunidade de registar este momento. Que giro itinerário musical para uma tarde quente de sábado e que bom programa em família...
Parabéns ao Conservatório de Música do Porto! Parabéns a todos os músicos e pianistas que organizaram e participaram nesta maratona Piano Porto 2017!
Sem comentários:
Enviar um comentário