sexta-feira, 7 de julho de 2017

O fim-de-semana da maratona de Piano do Porto que nos encheu as medidas!

"Existem certas alturas em que me sinto mais inspirado, preenchido com uma força brutal que me obriga a ouvir a minha voz interior, e é nessa altura que eu sinto mais que nunca a necessidade de um piano "
             Fryderyk Chopin

 
Com o objectivo de prestar tributo aos 100 anos de vida e de actividade pedagógica e artística do Conservatório de Música do Porto, no passado fim-de-semama decorreu a 2ª maratona de 24h de Piano - o Piano Porto 2017, e claro que nós não quisemos perder a oportunidade de assistir a alguns dos mini concertos deste evento.
Receando uma multidão no conservatório para ouvir a sessão de abertura com Luísa Tender seguida da interpretação de Pedro Burmester, que a par de mais cinco pianistas consagrados, os quais foram ou alunos ou professores deste conservatório e que se destacavam nesta edição, optámos por começar a assistir ao evento na Estação de Metro do Campo 24 de Agosto. A nossa viagem musical não poderia começar de melhor forma. Num fim-de-semana como este, cheio de eventos na Invicta, cruzamos no mesmo espaço o Piano Porto com a Open House Porto. Ao som de Schumann e Prokofiev eximiamente interpretados por Catarina de Sousa Carneiro Trindade da Universidade do Minho pudemos calmamente admirar um dos mais belos espaços desta Estação de Metro da autoria de Eduardo Souto Moura.
Nesta estação de metro edificada num lugar que anteriormente se chamava o Poço das Patas, foi descoberto um achado arqueológico tão interessante quão curioso - a fonte de Mijavelhas. Ao que se sabe durante a idade média este local denominava-se Campo de Mijavelhas; depois passou a chamar-se Poço das Patas devido às características alagadiças do terreno que originava a formação de grandes poças que as “patas” frequentavam . Em 1833, denominava-se Campo da Feira do Gado porque ali se realizava um mercado de gado bovino; Só a partir dos anos 60 por decisão camarária, foi designado Campo 24 de Agosto.
Ora, no passado Sábado aqueles que viajavam de Metro e saíam nesta estação, não só seriam surpreendidos pela imponente Fonte de Mijavelhas, tão bem integrada no desenho de Souto Moura, como ainda pelos melodiosos sons dos pianistas que aqui actuaram e dos quais destacamos Luana Ramos, João Mendes Oliveira, Eugénia Viana, Afonso Areia e um conjunto de pequenos pianistas do CMP a fazerem lembrar-nos a esperança de novos talentos emergentes desta casa.



 
Seguindo o percurso musical pela cidade "traçado" pela prof.ª Lígia Madeira, mudamo-nos para a emblemática Igreja dos Clérigos. A par de Luísa Tender, Madalena Soveral, Pedro Burmester, Fausto Neves, Davorin Dolinsek, Ricardo Alves - os pianistas destacados neste conjunto de 100 pianistas que participaram na maratona; a  Igreja dos Clérigos acolhía o evento no sábado, dia 1 de julho das 18h00 às 21h00, com o consagrado pianista Paulo Gomes.


O pianista e compositor brindou-nos durante quase uma hora com temas da sua autoria  de Matt Dennis. E a Igreja encheu-se para o ouvir...a seguir Bach, Burgmüller e Grieg saíram das talentosas mãos de Sofia Alves Thomas e  Beethoven e Chopin foram interpretados magnificamente pela pequena Matilde Bezerra Bastos.
 

 




 Depois desta intensa tarde de piano Pai e filha devem ter sentido o "bichinho" e já que  não podiam participar na maratona, não se fizeram rogados a experimentar o piano colocado à disposição de quem o quiser tocar nos antigos Armazéns do Castelo, agora  transformados no “novo projecto multidisciplinar, independente e com identidade própria” onde a Livraria Lello quer projectar um espaço apenas com produtos portugueses como livros, artigos 100% naturais, brinquedos artesanais e merchandising exclusivo da livraria, entre outros.



Pai e filha brindaram com Chopin alguns dos turistas que em final de tarde por ali se encontravam e eu não perdi oportunidade de registar este momento. Que giro itinerário musical para uma tarde quente de sábado e que bom programa em família...
Parabéns ao Conservatório de Música do Porto! Parabéns a todos os músicos e pianistas que organizaram e participaram nesta maratona Piano Porto 2017!















Sem comentários:

Enviar um comentário