segunda-feira, 12 de junho de 2017

Doce de laranja à moda antiga

As laranjas estão quase a acabar! A época dos citrinos vai dar lugar às frutas de verão e nessa altura farei mais doces e compotas! Mas, como o homem da casa esteve no algarve em trabalho e trouxe bastantes laranjas, para aproveitar as tocadas e mais pequenas decidi fazer doce!
Nunca tinha feito doce de laranja, por isso fui à net pesquisar receitas. Encontrei um blog com uma receita que me agradou. Agradeço desde já à blogger pois, foi uma preciosa ajuda. Para quem gosta de cozinha deixo-vos aqui o link deste blog Se7te pecados:  http://se7epecados.blogs.sapo.pt/tag/doce.
Comecei por lavar e partir as laranjas em rodelas bem fininhas como dizia a receita.
Bem, esforcei-me por cortar o mais fino possível e por tirar os carocitos. Em seguida juntei um pouco de água e deixei a macerar 8h! No meu caso tinha 1,250 kg de laranjas e coloquei a macerar em cerca de dois copos de água.

Passadas as 8h de maceração deitei tudo num tacho, adicionei dois pauzinhos de canela, e coloquei em lume brando cerca de 30 min, mexendo de quando em vez. Quando as cascas da laranja já estavam molinhas juntei cerca de 750 g de açúcar amarelo e sumo de um limão.
Deixei cozer em lume brando por mais cerca de 45 min. Mexi umas quantas vezes e quando estava quase, passei com a varinha mágica grosseiramente só para desfazer algumas cascas. Deixei ferver mais um pouco até obter o ponto de estrada. Depois foi só distribuir pelos frascos devidamente esterelizados.
Rendeu 4 frascos e uma tacinha. A taça de doce desapareceu num ápice entre bolachinhas de água e sal no final do jantar a acompanhar o café.... julgo que os frasquinhos vão ter o mesmo destino rapidamente! Garanto-vos que este doce é delicioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário