quinta-feira, 1 de junho de 2017

Dia da Crianç.a no Palácio de Cristal!

Como uma criança antes de a ensinarem a ser grande,
Fui verdadeiro e leal ao que vi e ouvi.
    Alberto Caeiro in Fragmentos
É dia da criança! Dia 1 de Junho de 2017, dia mundial da criança.
Decidi ir buscar a B. para almoçar e levei-a ao Palácio de Cristal que é onde este ano se faz a festa da criança no Porto.
Claro que é mais um daqueles dias que serve para nos lembrar que há muitas crianças que não têm direito a sê-lo!
Infelizmente neste dia há muitas crianças a sofrer, sem direitos, sem paz, sem alimento, sem amor...por elas é que é preciso sensibilizar as outras que TODAS as crianças têm os mesmos Direitos.
Foi em 1950, que a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Mas só em 1959 é que a ONU aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança".
Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
No trigésimo aniversário da Declaração em 1989, a ONU aprovou então a actual "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).
Este documento é de tal modo importante que desde 1990 é considerado Lei Internacional.
Para assinalar a sua importância a entrada dos Jardins do Palácio de Cristal está transformada em Jardim dos Direitos da Criança.
Vista geral dos Jardins
Os jardins vestiram-se a preceito para receberem a miudagem. Há vários espaços e várias entidades a promoverem a festa.
Workshop de Tinturaria
Houve tempo para aprender na oficina de tinturaria e para ser criativa no mural ponto Porto.


Mensagem no mural Ponto Porto


Ainda bem que a tarde estava amena, deu para passear tranquilamente e aproveitar cada espaço sem muito calor. As risadas da criançada e o bulício tornaram os jardins animados. Apeteceu-me regressar à infância e participar nos jogos tradicionais. A B. ainda tentou andar de caiaque mas a fila era imensa...
 Durante uma tarde pode fazer-se e viver-se magia!
Há sempre um canto a surpreender-nos, instalações magníficas com as quais interagimos e momentos para nos fazer lembrar que a vida é tão bela.
Adorámos a ilha da Paz com os seus milhares de pássaros brancos em origami a esvoaçarem ao vento mesmo por cima das nossas cabeças.
Ah! E só não cantamos na concha acústica porque tivemos um pouquito de vergonha! eheheheh



Foi uma tarde bem passada com a B. ...para que a infância perdure e para que o espírito de criança não a abandone! A bem da verdade, para que não me abandone também!
Tal como diz a canção....[...] o sonho comanda a vida
E que sempre que o homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos duma criança

 

Sem comentários:

Enviar um comentário