quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

a árvore de Natal é uma tradição aqui de casa....e não só!

Chegou Dezembro e com este mês chega a festa mais importante do ano, o Natal!
É preciso preparar a festa, começamos por fazer a árvore de Natal e decorar a casa...
Mas fazer a árvore de Natal requer cuidados, adornos especiais e é um momento em família com algumas regras e funções específicas! Sim, que esta não é uma árvore qualquer....e a árvore da festa mais mágica tem de ficar bem bonita!
Este ano, como a B. Já tem "quase" 11 anos, achei que era altura de a enriquecer com uma aula de história sobre esta importante tradição.....eheheh! Claro que ela nem imaginava desde quando existe esta tradição, tão pouco, qual foi o primeiro país no mundo a fazer a árvore de Natal....então aí vai um pouco de história...
Parece que a primeira árvore de Natal foi feita na Alemanha no séc XVI numa cidade onde as famílias começaram por decorar pinheiros naturais com papeis coloridos, frutas e doces. Há registos que atribuem a Lutero a decoração de pinheiros com luzes para celebrar o nascimento de Jesus.
A primeira vez que em Portugal se fez uma árvore de Natal foi em 1875 no Porto, frente ao Palácio de Cristal para a inauguração dos jardins do Palácio. Essa árvore foi trazida e oferecida por Ingleses.
Ora, agora que conhecemos a origem da árvore, voltamos à tradição alemã para percebermos a importância dos 12 adornos, imprescindíveis para que a árvore traga felicidade ao lar onde é feita.
É necessária uma casa (protecção), um coelho (esperança), uma chávena ( hospitalidade), um pássaro  ( alegria)



Uma rosa ( afecto) , um cesto de frutas e um pai Natal (generosidade), um peixe ( bênção de Cristo),  uma pinha ( abundância),  cesto de flores ( bons desejos), coração (amor) e luzes ( a vida).

A B. percebeu agora o significado de cada uma das coisas que penduramos. No nosso caso ainda acrescentamos as maçãs para manter a tradição da fruta e os chocolates a simbolizarem os doces...
E o toque final pertence à B. porque é a criança da família é ela quem no fim coloca a estrela no topo da árvore.
Eu também já tive essa função em criança e um dia serão as gerações vindouras a continuar esta bela tradição...
Agora depois desta tarefa feita continuamos com a decoração da casa....e tudo estará assim até ao dia de Reis!

Sem comentários:

Enviar um comentário