terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Miscaros: um manjar a lembrar os sabores de infância!

Quem conhece e já comeu miscaros sabe que este é um daqueles raros petiscos de comer e chorar por mais!
Eu sei que actualmente este é um assunto polémico, reconheço que pode haver toxinas neste fungo mas, certamente a quantidade consumida sazonal e cada vez mais raramente não deve trazer grandes danos ao organismo. Também sei, que nem sempre são apanhados por conhecedores e que sempre estiveram ligados a intoxicações, mas julgo que isso é mais por imprudência e ignorância, porque como diz o povo, só deve apanhar miscaros quem sabe.
E há que ter em consideração que são também uma fonte de rendimento de muitas famílias do campo.
 Quando era mais nova tive o privilégio de acompanhar o meu pai com amigos entendidos e andar nos pinhais por essas tardes de Novembro a apanhar miscaros. Bem, verdade seja dita, eu era mais a assistente que os colocava no cesto! Eheheh parece que apanhar miscaros não é o meu forte! Isso de andar com um pauzinho em volta dos pinheiros a ver se os "amarelinhos" apareciam é mesmo para gente entendida!
E esta é a forma mais sustentável de apanhar estes " tricholoma flavovirens" vulgo miscaros amarelos, e em seguida tapar a covinha com terra para emergirem mais e não danificar o ecossistema!

 Hoje, infelizmente estão longe esses tempos de abundância e rituais e é com parcimónia que faço o gosto ao dente, graças à minha mãe que faz o favor de ir a umas camponesas de confiança que aparecem no mercado a vender a iguaria  ( que chega aos 15 ou 20 euros/ kilo)! A minha mãe faz uns pickles com os miscaros que são mesmo uma delícia, mas essa é uma receita que deve preservar!
Esta noite para saborearmos este pitéu fiz um arroz estufado de miscaros com carne!



 Soube bem cozinhar este prato, fiquei com a cozinha envolvida num agradável cheiro, um misto de pinhal, terra e perfume natural, um cheiro indescritivel mas suave, próprio dos produtos naturais que nos  trazem boas e doces memórias! Hum....depois do cheiro só mesmo este saboroso paladar....que bom jantar numa quadra tão especial!
 
E agora sim, partilho convosco a minha receita:
Ingredientes 
1 kg de miscaros amarelos
1/2 chouriça de carne
500g de carne de porco (rojões)
Louro, pimenta, alecrim, tomilho e sal
Alho e cebola
Começamos por fazer um bom refugado com cebola, alho e louro e um fio de azeite. Quando a cebola estiver lourinha adicionar a carne partida e os temperos ( tomilho, alecrim, pimenta). Quando a carne estiver já um pouco estufada, adicionar os miscaros ( previamente bem lavados em várias águas e cortados em pedaços ).
Ao fim de uns 20 min. em lume brando perfumar com um copo de bom vinho tinto e deixar cozinhar por mais 15 min.
Quando a carne e os miscaros estiverem bem tenros adiciona-se o arroz.
Assim, que o arroz estiver cozido, desliga-se e serve-se de imediato.
Experimentem....

Sem comentários:

Enviar um comentário