sábado, 14 de janeiro de 2017

Dia de reis ou o encerrar da quadra natalícia!

Desde pequena que conheço a lenda dos reis magos! Os reis que vieram do Oriente guiados por uma estrela para visitarem e presentearem o Menino que tinha nascido para salvar a humanidade. Os três presentes oferecidos foram: ouro, incenso e mirra.
Esta é a razão porque o Dia de Reis é comemorado na maioria dos países. Depois, como em tudo, cada povo apropria-se culturalmente da festa e diversificam-se as tradições.
Para mim, este sempre foi o dia em que se comia bolo Rei e se desfaziam e guardavam todos os enfeites de Natal. Pronto, dito de outra forma era o " cair do pano", encerravam-se as festividades ligadas ao Natal e Ano Novo.
E foi sempre assim, até ter conhecido o tripeiro com quem constituí família. Em casa dele havia uma tradição! Na noite de dia 5 de Janeiro havia novamente consoada, com bacalhau, rabanadas e bolo-rei....Ora, eu que nem gosto nada de festas, pareceu-me desde logo muito bem esta forma de encerrarmos a quadra natalícia...eheheh...pronto! É assim, agora aqui em casa, lá volto pra cozinha na tarde de dia 5 e nessa noite voltamos ao jantar de gala!
De novo, o bacalhau com batatas que vieram da beira, pencas e grelos da Póvoa de Varzim, ovos caseiros que uma vizinha ofereceu, cenouras do mercado do Bolhão e aquele molho fervido que o chef aqui de casa prepara tão bem. É azeite aromatizado com alho, louro, pimenta e cominhos que depois de fervido perfuma e torna muito especial o prato de bacalhau.
Tudo a preceito, que festa é festa!
No fim, as sobremesas da época: rabanadas, aletria e bolo-rei!

Uma desgraça calórica. A última desta " fornada"!
E como se não fossem estes doces o bastante, este ano pedi à minha sogra que me fizesse pudim abade de priscos!!!! Uma bomba de prazer.....e claro, havia que se encontrar solução para as quinze claras de ovos, este ano substituiu-se o molotoff por bolo prata! Mas confesso-vos que não fiquei grande fã....
E pronto, depois dos Reis é hora de desmontar a árvore, desligar as luzes, guardar tudo até ao próximo Dezembro!
Que assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário