segunda-feira, 6 de março de 2017

Cycle Flower Parade - um passeio florido pela baixa do Porto

"A vida é como andar de bicicleta: para se ter equilíbrio tem de se manter em movimento."
Albert Einstein
Andar de bicicleta aos fins-de-semana é um hábito em família tão certo como comer ovos mexidos aos Domingos de manhã, ou seja, faz parte das nossas rotinas. Por isso, quando um destes dias consultei a agenda de eventos do Porto e vi anunciada a Cycle flower Parade para a tarde de sábado senti que o convite estava feito à nossa medida. A proposta era a de um passeio pela cidade, inserido nas comemorações de Porto- cidade das camélias. Um passeio de bicicletas floridas. Só tinhamos de decorar as bicicletas e aparecer no mercado bom sucesso! Belo desafio....

Optamos por decorarmos as bicicletas com flores campestres apanhadas perto da Flup. Eu e a Bea ficamos com a tarefa da decoração enquanto o "pai" dava as últimas afinações às bikes. O meu receio era que se não nos apresentassemos a preceito não nos deixassem participar e, não queriamos perder a oportunidade de pedalar pela baixa.
Quando chegámos ao Mercado do Bom Sucesso ficámos logo entusiasmados com a animação!!!!
Fomos tratar da nossa inscrição e aí inteiramo-nos do trajecto, organização e apercebemo-nos de imediato quão bem organizado estava o passeio. A responsabilidade foi de Urban Cicle Café e do Mercado do Bom Sucesso em parceria com  a Federação Portuguesa de Cicloturismo e utilizadores de bicicletas.


E eis que chegou o momento da partida! O desfile começou pela rua Júlio Dinis até à rua D. PEDRO V em direcção à Alfândega...



Bem, descer a rua D. Pedro V a pedalar é mesmo uma bomba de adrenalina....ver o rio ao fundo em vertigem é uma experiência absolutamente intensa! Tivemos de parar e esperar pelas crianças que seguiam mais lentamente e sempre acompanhadas por elementos da organização. Seguimos em direcção ao Palácio da Bolsa.



Um passeio inserido na semana das Camélias tinha de incluir visita à XXII exposição de camélias.
Depois desta pausa para descontrairmos e contemplarmos as milhares de camélias dispostas cuidadosamente na exposição continuámos em jeito de desfile. E acreditem a subida da rua das Flores até aos Clérigos deu para tudo....brincámos, trocámos de bicicletas, pousamos para simpáticos turistas e houve até quem conseguiu andar com duas bicicletas em simultâneo. Foi um passeio bem simpático e descontraído.
Depois de atravessarmos a Praça Carlos Alberto e a rua de Cedofeita é que veio a parte mais rápida, a tarde começava a ficar fria e o sol a descer a pique ( tipo a nossa descida da D. Pedro V....eheheh) era preciso pedalar mais e a rua da Boavista é um bom exemplo de alguma falta de civismo dos automobilistas e a prova de que a cidade ainda não está toda preparada para ser feita a pedalar. Enfim, não se pode ter tudo....
E a chegada foi momento de confraternização e de surpresa total.
Frente à loja Urban Cicle Café, a primeira loja inteiramente dedicada ao ciclismo urbano a abrir no Porto e onde se pode também fazer uma pausa para aconchegar de modo mimado o estômago e que parece que já tem fama nos brunchs ( podem encontrar toda a informação aqui  http://www.easy-cicle.pt/pt-pt/node/129) terminou o passeio com entrega de prémios. Primeiro foram as crianças participantes que tiveram direito a um giríssimo cadeado
E em seguida fomos nós presenteados com uma fantástica e super elegante bicicleta, uma Urban lady....
Yupi....foi sensacional! Não estavamos nada à espera, mas ficámos mesmo contentes. A B. veio para casa tão contente que repetia incessantemente " mamã não me acordes por favor, diz-me que é mesmo verdade...."
Ah! Mas ainda houve outra família contemplada com uma inscrição anual na Federação de Cicloturismo.


Foi um passeio bem divertido e intenso em emoções.
Nota 20 para a organização. A simpatia e atenção de todos os elementos da organização galvanizaram o fair play dos participantes. Parabéns a todos! Ficamos à espera de mais eventos.


1 comentário:

  1. Interessante registo sobre a Cycle Flower Parade e a participação da sua família. Parabéns pela iniciativa que vos levou a percorrer a "cidade das camélias" e pelo vosso prémio tão justamente merecido pelo empenho na decoração das vossas bicicletas. Até à próxima cycle parade.

    ResponderEliminar