segunda-feira, 13 de março de 2017

Da Afurada a Espinho: bikes, ciclovias e não só!

É Domingo e temos a nossa nova bicicleta para estrear! A bela Urban Lady da easy cicle ( marca portuguesa) que ganhámos no passeio florido das Camélias e que queremos pôr a rolar em grande estilo.
Hoje decidimos fazer as ciclovias de Gaia. Começámos na Afurada com muito vento....
Ainda não tinhamos feito este trajecto! As primeiras pedaladas fazem-se com o rio Douro à nossa direita e permitem-nos acompanhar a Reserva Natural do Estuário do Douro e observar inúmeras aves de espécies migratórias e limicolas.
A primeira subida a flectir para sul é compensada pela magnífica paisagem, de um lado temos a imensidão do Cabedelo onde cada vez mais distante se avista ainda a cantareira e a Foz e à nossa frente abre-se o mar em direcção à Praia do Marbelo e à Madalena.

O final da manhã está ensolarado mas o vento não nos larga, obrigando-nos a pedalar mais céleres.

Atravessamos Canidelo, Lavadores e Salgueiros até alcancarmos a Madalena. Sempre com as dunas a ladear a ciclovia.
Este cordão dunar bastante bem sinalizado e em processo de consolidação promove a sensibilização ambiental e mostra a importância da biodiversidade aqui existente e da conduta necessária para a sua conservação.

Seguimos por Valadares até ao Senhor da Pedra...e tivemos oportunidade de nos deleitar observando um passeio equestre pela praia.

A ciclovia em Miramar adentra-se por zona ribeirinha circundado o clube de golf e parece que por momentos estamos num pequeno paraíso verde.

A fome começava a apertar e ainda tinhamos esperança de comer um bom peixe na Aguda. Mas, os restaurantes por onde passámos estavam cheios e com fila de espera. Continuámos até à Granja e ao avistarmos Espinho não tivemos dúvidas que almoçariamos em breve! E se rapidamente pensámos nem hesitamos quando vimos o restaurante da Associação desportiva Rio Largo clube de Espinho.
Depois de umas lulas bem grelhadas apetecia um geladinho! Rumo à Esquimó, a todo o gás que a favor do vento era bem mais fácil deslizarmos....
Não é por acaso que se diz habitualmente que é mais fácil pensar de barriga cheia!
Tinhamos de decidir como faríamos o regresso. Não é que nos custasse pedalar até ao ponto de partida,  mas tinhamos o problema do vento e andar contra o vento à beira-mar não é tarefa fácil convenhamos. Daí que a alternativa parecia-nos unanimemente óbvia, voltaríamos de comboio....eheheh

E pronto, a partir de hoje já sabemos que temos sempre de andar com os andantes e os títulos da CP!!!
Viagem mais rápida é certo e menos cansativa. Saímos em Gaia na estação General Torres e descemos até ao Cais junto ao tabuleiro inferior da Ponte D. Luís.

Tarde amena e cais cheio de gente animada interessada tal como nós em passear e desfrutar de um domingo primaveril.
Depois do Cais de Gaia é que foram elas....sem ciclovia e com sinalética a proibir a circulação de bicicletas nos passadiços, tivemos mesmo de rolar na estrada. Foram cerca de 4 kms lentos e cautelosos, pois, ficámos à mercê do civismo dos automobilistas. Seria bom que quem de direito reflectisse sobre esta situação, uma vez que nos cruzamos com vários ciclistas e que entre eles existem, tal como nós, famílias com crianças.
Houve ainda tempo para pequenas paragens para contemplarmos o rio e a bela paisagem do Porto.

E com o sol a querer pôr-se e a tarde a esfriar, o nosso passeio estava a terminar.

Que fantástico Domingo. Julgo que a Urban Lady não podia ter melhor início de vida junto da minha clássica Orbita e da bicicleta de montanha do homem da casa. Foi um dia em cheio para todos.😀 Amanhã vamos ver como estarão as nossas pernas, mas isso é outra história, por hoje damos por muito bem empregues os mais de 25 kms que deveremos ter feito a pedalar!!!!