quinta-feira, 16 de março de 2017

Favas, Urtigas e insectos: trabalhos da horta!

Nasce erva em Março, ainda que lhe dêem com um maço.
     Provérbio Popular 
Agora que o sol e o calor parecem ter voltado começo a sair do estádio de letargia em que o inverno me deixa. Não tenho dúvidas que fui feita para morar em países tropicais, mas pronto tenho de me render à minha portugalidade e aqui estou, neste país à beira-mar plantado, e sujeita aos longos meses de inverno!!!!
Felizmente o mês de Março já vai a meio, a Primavera está a instalar-se e há muito trabalho para fazer na horta!!!! Sim, ter uma mini-horta é muito giro e tal, mas dá trabalho!!!!
Esta manhã calcei as galochas e as luvas e...meti mãos à horta!

De facto, a natureza é extraordinária, tudo se desenvolve e brota na primavera, e aqui a palavra tudo deve ser tomada literalmente. É que entre as culturas que plantei e as que germinaram espontaneamente julgo que há uma desleal competição.... não  imaginam a quantidade de ervas daninhas que encontrei. É certo, que nos últimos das abandonei os trabalhos hortícolas e por isso, agora tive trabalho redobrado!
Lá tive de passar a manhã a mondar!!! Que é o mesmo que dizer, arrancar estas danadinhas todas à mão!!!
É que para além de ser inestético, estas ervas são mesmo prejudiciais e impedem o crescimento saudável das plantas hortícolas.
Bem,  eram escusadas tantas urtigas....safa, picam que se fartam....estas são das bravas, mas hoje estava decidida a acabar com elas. Sobretudo as que teimam em nascer no meio dos meus espinafres!

Felizmente as minhas favas estão bem crescidas e floridas!
Estou mesmo orgulhosa, vou ter muitas favas...não vejo a hora de as apanhar!

Tive de arrancar os brócolos que espigaram, parece que aqui não se dão. Mas as couves roxas lá vão. ....
E o meu chuchu parece que rebentou novamente. Fiz bem ter cortado os ramos que apodreceram com tanta chuva. Em breve  vou colocar uma rede para o ajudar a trepar...

Fiquei estafada e toda picada das malditas urtigas, mas vim pra dentro toda satisfeita. Mondei e como não tenho muito jeito nem paciência acabei por partir uma série de hastes de espinafres, por isso tive mesmo de os colher. Juntei uma couve-rouxa e apanhei umas quantas laranjas...
Agora vou pensar que destino dar a estes belos produtos biológicos....

Sem comentários:

Enviar um comentário