sábado, 25 de março de 2017

Abriu oficialmente a época da lampreia aqui em casa!

O ser humano come coisas estranhas! Umas mais estranhas do que outras, mas como disse o Poeta " primeiro estranha-se depois entranha-se!" É o caso da lampreia!
Sempre gostei de lampreia! Tomei-lhe o gosto ainda em criança. Tive o privilégio de a comer em casa feita pela " Balana" (a nossa empregada interna que era uma cozinheira de mão cheia!). Depois, não sei ao certo quando, iniciou-se uma tradição familiar de irmos anualmente a Penacova comer a iguaria. Era assim, uma espécie de Páscoa em que a família paterna se juntava toda num restaurante para comermos lampreia!
Quando conheci o meu marido tive a sorte de ele também gostar e ainda tivemos uns anos juntos desta experiência gastronómica familiar.
Depois, o tempo passou e levou as pedras basilares da família, avó, pai e o padrinho! Deixámos de nos juntar em Penacova....
Quis a sorte ou o acaso colocar-me um dia em Penafiel no local onde a D. Lurdes vendia a sua lampreia. Aprendi com ela a fazer o arroz de lampreia.
Desde essa altura que nos aventuramos a preparar a iguaria... este fim-de-semana decidimos ir ao encontro da D. Lurdes em Entre-os-rios e comprar um exemplar do cilostomo.
Sim, a lampreia é da família dos ciclostomados, é um animal aquático vertebrado. Possui um sistema vertebral composto por cartilagem, uma cabeça sugadora, um corpo alongado e cilíndrico e não tem escamas. Na realidade é um bicho feio, parecido com uma cobra...mas tem um sabor inconfundível e delicioso!!!!
Bem, passemos à frente a parte difícil e chata de ter de matar a bicha e de a preparar fica a cargo das pessoas entendidas. Por isso, quando a fui buscar vinha já no estado em que apresento na foto!
 Agora que já está morta, meia temperada, compete ao homem da casa partir a lampreia em pedaços para a começarmos a cozinhar.

E depois da lampreia arranjadinha, começámos o arroz. Como qualquer outro arroz tudo começa com um bom refugado, e em seguida mete-se a lampreia....
Como um cilostomo para dois seria uma verdadeira overdose de lampreia, convidámos um casal amigo para o almoço. Daqueles amigos com quem gostamos de estar demoradamente à mesa em viva e animada degustação bem regada e com boa conversa.

Que almoço delicioso! Este arroz de lampreia servido em camada de torradinhas estava estupendo! Desculpem a modéstia, ou a falta dela, mas estava tão boooommmmm.....
Foi mesmo de comer e chorar por mais!
Pronto, está oficialmente aberta a época da lampreia aqui em casa. Até finais de abril haverá mais oportunidades, familiares e amigos a sentarem-se à mesa connosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário