segunda-feira, 5 de setembro de 2016

É dia de mini porto belo! Bora lá. ...

Que  o Porto  tem muitas e giras iniciativas  já  sabemos. Mas  aquela em que hoje participamos, por trás  do lado lúdico  e comercial tem uma vertente muito pedagógica.  Falo-vos do mini porto  belo!
Uma mini feira com gente de palmo e meio,  que se realiza  uma vez por mês,  habitualmente  aos sábados.
Descobrimos  a feirinha, por acaso, num passeio numa manhã de sábado pela Praça  Carlos  Alberto.  A nossa curiosidade levou-nos até ao  ponto de querermos saber como participar. A B. tinha  5 anos e muitos brinquedos que já  não  eram utilizados em casa, e mesmo dando muitos  há  sempre aqueles que já  cumpriram as suas  funções  e que se acumulam. Gostei  da ideia de ela poder  vender brinquedos e livros já  usados e também  de mostrar o que seria  capaz de produzir.  

A  mini vendedora começou  assim, a perceber a importância  da reciclagem, da necessidade  de libertar-se dos objectos  que já  não  eram usados, das trocas e do valor das coisas. Foi com esse espírito  que entrámos  neste projecto,  porque  melhor que as palavras  o exemplo e as experiências  moldam o carácter.  E nesta feirinha os mais pequenos  aprendem a gerir  bens e dinheiro. Educar  para a  poupança,  estimular  o trabalho  e a criatividade  é  algo que requer perícia  e boas estratégias.  E com cinco anos fazer contas e trocos não  deve ter sido nada fácil. ...eheheheh,  mas o bichinho  ficou.


Hoje  a edição  é  no Palácio de Cristal,  porque  há  feira  do livro. A B.  continua  na mesma  onda, se quer  participar  tem de planear, começar  por escolher os brinquedos  que já não  quer, arrumar as caixas,  decidir  o que quer fazer e na feira vestir  a pele de mini vendedora : atrair  clientes, atende-los com  toda a atenção,  explicar sobretudo aos mini compradores como funcionam os brinquedos e depois  arrumar tudo. Eu continuo na retaguarda a ajudar e a apoiar.




Desta vez  trouxe  muitos livros que leu mais pequena  e marcadores de livros que fez. Também  tinha rifas com direito a muitas guloseimas e lápis  giros.
Vieram  tantos  mini vendedores e mini compradores  que  os pavões  ficaram espantados!

E os jardins  do palácio  encheram-se de famílias,  tal como a Tânia  Santos  ( mentora da feira) desejou  desde o início,  há  6 anos.  Podem ficar a saber tudo se forem ao site http://miniportobelo.blogspot.pt/ 
Também  vão  ficar a saber que em Outubro   é  o aniversário  do mini porto belo e que a festa será  na Praça  Carlos Alberto.  Esperamos  conseguir  vaga para festejarmos.


Sem comentários:

Enviar um comentário