sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Estamos em Setembro e começamos de forma sustentável : Quinta da Gruta

Estamos  em Setembro  é  hora de despedida do Verão  e de preparar  novos projectos.  Setembro é  dos meus meses preferidos . Sempre o associei a coisas  novas  e boas, e como toda a vida estive ligada à  educação, também  ao início  de novo ano lectivo.  A B.  está a uma semana de começar  as aulas, mas como nessas coisas sou uma profissional,  está tudo  pronto, material escolar, manuais já  devidamente encadernados  e tudo etiquetado,  a secretária  está  pronta para os dias vindouros de trabalho e estudo. Portanto,  agora há  que preparar terreno para aligeirar  a entrada da rotina. Pensei  que esta tarde poderíamos  encher os pulmões  de puro verde e mergulharmos enquanto o sol ainda está  quente. Fomos até  à  quinta da Gruta  (Maia ).
Esta  quinta tem a particularidade de ser um complexo municipal de educação  ambiental. Para além  da sua beleza alberga uma escola e um centro de formação. 
Do varandim branco vê -se a quinta em todo o seu esplendor. Não  é  muito grande,  mas contém  iniciativas importantes de sensibilização para a cidadania e sustentabilidade.  
o palacete  alberga a escola e os laboratórios,  onde os alunos das escolas da Maia têm  oportunidade de realizar experiências  relacionadas com o ambiente. 
 Há  também , no âmbito  do Horta à  porta,  um conjunto de hortas biológicas  muito bem cuidadas e com  todo o apoio da Lipor. 


 Um  projecto  comunitário  para famílias  mais carenciadas.  E a água  da ribeira de Almorode contribui muito para o sucesso destas culturas. A B.  e a prima  Leonor
 Brincaram no parque, apreciaram as culturas e deram algum feno ao bode Chico.
O resto da tarde foi para conversarmos sobre estratégias  de preservação do  ambiente, que estas meninas sabem ser amigas da terra.  E houve mergulhos  com brincadeiras de sereia, porque  na quinta da gruta  a natureza fala alto. 
Que bem que Setembro  começou. ..


Sem comentários:

Enviar um comentário