quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Somos giros e comemos FRUTA FEIA!

Hoje finalmente fomos aceites num projecto  colectivo  contra o desperdício  alimentar.
Desde que descobri na net  o projecto  FRUTA  FEIA http://frutafeia.pt/pt/projecto  que quis aderir, mas fiquei  em lista  de espera até. ..hoje!
Agora sou sócia  da cooperativa.
E estou ainda mais satisfeita por contribuir para diminuir o desperdício alimentar, porque não tem lógica nenhuma este consumismo hedonista. Arrepia-me a ideia de perfeição, de selecção e de normalização. ...esta história de fruta e legumes obedecerem a parâmetros de calibragem, regularidade e formatação  é  um absurdo. Eu tenho os meus valores  estéticos mas na minha escala estão  abaixo  dos princípios  éticos.  É  que esta coisa dos produtos terem de ser bonitos e perfeitos é  tão  absurda como seleccionar  as pessoas pela aparência.  E quando  Heidegger  defendeu a perfeição  do ser sabemos bem qual foi a interpretação  que Hitler  lhe deu! Safa é  de arrepiar só   de imaginar quão  selectivos estamos a ficar. Mas, os números  não  enganam e à pala    desta obsessão  só  em Portugal  há  quase 30% da produção  agrícola  que é  desperdiçada.  Será  que isso não  inquieta  as pessoas?

Eu sinto-me  mesmo uma privilegiada ! E foi mais uma descoberta a entrada na cooperativa do povo portuense, parecia que tinha entrado numa horta toda aprumadinha!

E fui principescamente  recebida por uma jovem bem simpatica e atenciosa que me explicou tudinho tim-tim-por-tim-tim...
Depois foi escolher o cabaz, mudar todos os produtos para um saco e pronto! Cá  temos a nossa cesta de fruta feia, que faço  questão  de vos mostrar  orgulhosamente 
oh pra aqui, se isto é  fruta feia,  não  sei mesmo  avaliar a fealdade...eheheh. imaginem  estes legumes e frutas todos a irem para o lixo por falta de qualidade  para entrar no mercado. Ainda bem que alguém  teve a coragem de  arrancar  com este projecto. Só  saímos  mesmo a ganhar, temos produtos  frescos e saborosos que vêm  directamente  dos produtores e a um custo mais baixo...eheheheh.
O que vos posso dizer  é  que os espinafres já  deram uma bela sopa e que os maracujás  e os figos são  deliciosos! ! E só  pra semana é  que tenho direito a novo cabaz, pena!!!!! ! ! 


Sem comentários:

Enviar um comentário