domingo, 25 de setembro de 2016

Fomos à festa de Outono de Serralves fazer espantalhos!

Plantoir, Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen, 2001
Poderíamos encontrar melhor forma para celebrar a chegada do Outono do que a festa de Serralves?! Claro que não!!!
Há 8 anos que a festa de Outono se realiza em Serralves, perto do fim de Setembro, e, até este ano era sempre um só dia. Embora a edição deste ano decorra pela primeira vez durante todo o fim-de-semana, eu e a B. optamos por continuar a preferir o sábado e hoje lá fomos todas expectantes e....cautelosas! A última festa de Outono em que participámos juntas foi há 3 anos e a bem dizer deixou-me um fardo pesado na memória, rebocaram-me o carro!!! Pois! Logo, este ano fomos só depois do almoço mas sem pressa de chegarmos, tinha era de encontrar um lugar de estacionamento correcto e sem correr riscos....bem, isso custou-nos uma boa mas animada caminhada.
Assim que entrámos percebemos que o parque  se tinha vestido com a nova estação. De programa na mão seguimos em direcção ao Prado. 


Envolvemo-nos na multidão pela Alameda dos liquidambares, passamos a casa de Serralves, essa jóia de art deco, outrora casa do conde Carlos Alberto Cabral e descemos a Parterre central.



Nestes dias de festa os 18 hectares do parque parecem pequenos, mas é sempre fascinante sentir esta imensidão de gente a dar formas outras aos espaços.
Percorrer o parque é fazer uma viagem pela vasta fauna e flora que se estende numa diversidade harmoniosa hábil e meticulosamente criada por Jacques Greber nos anos 30 e que em 2001 foi reabilitado num projecto que vale a pena conhecer pormenorizadamente aqui http://www.serralves.pt/pt/parque/projeto-de-recuperacao-do-parque/

Depois do lago, no passeio da levada vimos os burros de Miranda 

E finalmente avistamos o Prado em festa!
 
Tantas oficinas, oportunidade para aprendermos e construirmos coisas.... a B. quis começar pelos moinhos de vento!

Mas  o nosso grande objectivo era fazer espantalhos para a horta! Antes, conseguimos improvisar uns abrigos de inverno para os insectos amigos das plantas.

Foi giríssimo estarmos ali sentadas a unir pedaços de palha com fios e a tentar dar forma aos espantalhos entre batalhas de palha. Os miúdos  (e alguns graúdos também) da cidade deram-se à liberdade de brincarem e atirarem palha numa autêntica chuva a que ninguém escapava. E sabia bem ver a felicidade estampada naquela malta. E por ali nos demorámos e entretemos até por volta das 19h.
Ainda conseguimos espreitar o mercado da festa e a feira de artesanato urbano.

E pronto, amanhã haverá mais festa! Quanto a nós cá estaremos para o ano que agora há que subir novamente tudo até aos portões e daí até ao carro....que boa iniciativa esta para unir portuenses e não  só, permitindo o regresso a outros tempos numa época em que são preciosos os momentos de convívio e de partilha....quanto aos espantalhos, esperem em breve por novo post e irão encontrá-los na horta!;)

Sem comentários:

Enviar um comentário