sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Da mudança de hábitos alimentares.....

Ainda não partilhei convosco a mudança progressiva que ando a fazer aqui em casa nos nossos  hábitos alimentares.  Quem nos conhece bem sabe que a B.  . tem uma  "costela" minha e é  bem "tagarela", por isso nos últimos  dias julgo que quase  toda a família  e amigos com quem temos estado já  ouviu  o célebre  comentário " ui, vocês  não  sabem a melhor cá  em casa estamos a virar Vegans"  ( eheheh...mas há  um pouco  de exagero no argumento). De facto tenho nas últimas  semanas alterado completamente a nossa alimentação e procuro cada vez mais fazer uma alimentação saudável.  Mas não  quero (posso) virar vegan, nem 100 % vegetariana.  Nunca fui fundamentalista e não  serei agora com a comida, apenas procuro melhorar a qualidade de  vida  da malta.  Mas sem cortar com tudo radicalmente...sim, porque há  sabores irresistíveis e portanto, há que os continuar a saborear...eheheh. Mas vou dizer-vos  sem mais delongas o que já se tornou uma opção  aceite e que tipo de rotinas já  implementei , isto é,  os 10  Novos Mandamentos  aqui de casa:
1- durante a semana não  há  carnes vermelhas  (aliás,  deixei mesmo de comprar).
2- retirei todos os hidratos de carbono simples (acabaram-se as massas, o arroz, as batatas, farinhas brancas e companhia)
3- Eu e o homem da casa só consumimos leite vegetal ( por aqui não se dispensam os cereais ou as overnight oats ao pequeno almoço)
4 - Consumimos peixe em pelo menos 3 ou 4  dias da semana
5 - Um dia na semana fazemos refeições inteiramente vegetarianas
6- Em todas as refeições há legumes, frutas e /ou hortícolas
7- 0% açúcar, Sobremesas só saudáveis e mesmo assim de quando em vez
8- muita água, sumos naturais e detox
9- exercício físico  ( nesta altura eu e a B. temos corridas e jogos na praia quase diariamente) caminhadas e passeios de bicicleta em família
10 - Fazer da alimentação uma aventura que partilhamos desde a aquisição dos bens alimentares, até à risota na mesa face aos pratos giros e aos "desastres" que por vezes ocorrem...

  • Enfim, se isto vai ser fácil não sei, mas esta era a mudança que nesta altura se impunha. Já nos sentimos mais magros, mais felizes e não tenho dúvidas que estamos no bom caminho...nos próximos posts explico os passos seguintes desta aventura familiar hiper-mega-super divertida!

 


Sem comentários:

Enviar um comentário