sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Ratatouille ou um prato francês com sabor a saudade!

Já  referi que fui expatriada  nos últimos  3 anos. Angola é   daqueles países onde encontramos facilmente expatriados de várias  nacionalidades e devido a esse pluriculturalismo acabamos por aprender e saborear outros pratos. Trocamos experiências  e a mesa acaba por ser uma festa multicultural.  Tive o privilégio  de viver num condomínio  repleto de expatriados na sua maioria " tugas" mas também  franceses. Chamávamos -lhe "Mulemba resort"  e transformavamos os fins-de-semana em autênticas  "Festas de Babette" para orgulhosamente recebermos os amigos. Passavamos a semana a trabalhar que nem uns loucos, com índices de stress brutais, mas vingavamo-nos bem aos fins-de-semana. Eheheheh 
 Hoje deu-me aquela nostalgia e a saudade daqueles tempos em que a malta começava  com  uns gins na sexta e terminava com ginginhas a meio da tarde de Domingo com a parte abdominal completamente dilatada por várias  iguarias. Sinto a falta das gargalhadas do meu amigo e vizinho francês,  um engenheiro tipo Obélix, com um apetite  proporcional ao seu tamanho ( e largura) e com o sentido de humor de Mr. Bean. Não  consegui ainda pedir-lhe autorização  para  publicar fotos com ele, mas quando tiver a sua anuência  postarei. Era o meu compincha dos bons tempos e também  dos menos bons. Discutiamos filosofia, falavamos mal dos políticos  e dos Árabes,  viamos filmes e séries francesas e depois de alguns copitos cantavamos clássicos  franceses. Era um fartote, se um deitava foguetes o outro apanhava as as canas. E como eram importantes estas amizades e estes momentos  quando se estava só  e longe da família.  
Bem, talvez porque hoje é  sexta e é  véspera  de fim-de-semana bateu-me mesmo a saudade e por isso lembrei-me  de um prato que aprendi com outro dos franceses ( um verdadeiro chef que deixa muitos estrelados michelin na sombra) um Ratatouille!  
 Eu sei que ainda está  calor, mas tenho muitas courgettes e abóboras  em casa a pedir um destino digno, e também  este é  um prato que se come bem frio  e é  inteiramente  vegetariano ( oba!). Então  aqui fica a minha receita chique, francesa e bem mediterrânica de  Ratatouille .

 Importa referir que esta é  uma receita um pouco  demorada, mas estou  com tempo e a ouvir Jacques Brel  e com um bom copo de vinho branco nem se dá  pelo tempo a passar...
 Então  vamos à  receita:
 Ingredientes 
-uma courgete 
-uma beringela
-metade de uma abóbora  pequena
-dois pimentos verdes
-4 tomates bem maduros
-uma cebola
-alho, mangericao, tomilho, oregaos e sal q.b.
 Começamos  pela parte morosa da coisa, partir todos os legumes em pequenos cubos. Comecei pela beringela e corgete para as deixar com água  e sal num recipiente  por cerca de 30 min. ( o tempo de partir os restantes ingredientes e fazer o refogado).
Aloura-se a cebola com o alho e uma folha de louro em azeite num tacho largo. Depois junto o tomate e deixo refogar um pouco mais e em seguida todos os outros legumes. Por fim os temperos  e deixa-se em lume médio  mais 30 min. ( o tempo para saborear o vinho e deleitar-mo-nos com a voz inconfundível  deste belga que nunca me cansa).  Vai-se mexendo de quando em vez, e ao fim desses 30 min. mudar o ensopado para um recipiente que possa ir ao forno. Com o forno pre-aquecido a 180 graus  é  deixar apurar mais uns 10 a 15 min. Et voila   aí  está  um Ratatouille  para matar saudades dos franceses...eheheh

Sem comentários:

Enviar um comentário