sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O meu miradouro de eleição deste Verão!

 É COM esta  paisagem que faz  todo o sentido a  questão  de Andrade "
poderia  alguém,  Camilo ou quem quer que fosse, 
Negar aquela beleza desgrenhada  e áspera que tinha diante dos olhos?" Andrade, Eugénio . A Domingos  Peres  da Eira com algumas violetas.
 A resposta é  não.  Ninguém  pode negar a beleza do Porto.   Ponto.
Sou uma amante da literatura e devo ser das poucas portuguesas que gosta e compra poesia.  Esse género  literário  abandonado a uns poucos  apreciadores. Julgo que esta minha perspectiva  sobre a Poesia tem muito a ver  com a filosofia, porque ocupam o mesmo canto e espaço  nas livrarias, que é  o mesmo que dizer quase nada ou uma ou outra prateleira,  salvo raras excepções.  Talvez  também  por isso devo ter uma das maiores livrarias que reune os dois géneros,  mas é  privada, não  se vende e é o meu orgulho.  Pronto ta dito, já  desabafei. Agora vamos ao Porto!
Desde que aqui moro há  mais de uma década,  que considero que a melhor forma de ver o Porto é  a partir de Gaia.  E é  no cais de Gaia  que fica este fabuloso  miradouro, o  Terrace Lounge 360  do espaço  Porto  Cruz. Que podem ver aquihttp://www.myportocruz.com/pt/espaco/terrace-lounge-360/terrace-lounge-360.html?age=18
Este  Verão  não  me canso de ir até  lá  olhar o Porto, beber-lhe o encanto do casario e sentir a admiração  dos turistas, e vem-me sempre à memória  a canção do Veloso ! Mas  hoje é  Eugénio  de Andrade que  me imbui o espírito  da coisa e me faz absorver este entardecer. Como eu o compreendo,  também  sou beirã  e também  vim morar para o Porto por uma imposição  da vida, no meu caso uma imposição  de coração.  E também  me lembro de um Porto diferente, mais cinzento e fechado  como o que canta Carlos Te  na voz do Beloozoo. Mas o Porto mudou e o meu amor aumentou, e já  não  sei  ficar muito longe deste lugar ( descobri isso quando estive a morar em Angola, sentia saudades da cidade ).   Eugénio reconheceu que logo na primeira vez que veio ao Porto ficou  " fascinado por todo aquele casario que se derramava às  golfadas no Douro". É  assim mesmo. Um fascínio  que não  muda e que se pode contemplar deste terraço,  sobretudo a saborear um bom vinho. 


Sem comentários:

Enviar um comentário