quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Gulosos e Jesuítas

O homem da casa é muito guloso e tem em comum com a filha uma paixão gulosa por Jesuítas. Bem, com a minha onda de vegetariana a querer mudar hábitos aqui por casa, tenho de por vezes ceder à gula destes dois e deixá-los "lambusarem-se " uma vez ou outra, com o intuito de os ver continuarem a alinhar em alimentos saudáveis durante a semana. É assim uma espécie de " deixo-vos pecar uma vez" para continuarmos as indulgências vegetarianas. Parece-me bom negócio.
Por isso cedi um destes dias a um lanche em Santo Tirso na afamada " Confeitaria Moura ".  Se quiserem dar um pulo até  lá  e espreitar  o site para obterem a direcção e todas as informações  necessárias  é só  seguirem o link http://confeitariamoura.pt/

Esta é uma confeitaria centenária e que tem estado sempre na mesma família,  tem a peculiaridade de  juntar  na mesma história  portugueses e espanhóis, uma história   doce e feliz. O  dono da Moura  contratou
 em tempos um pasteleiro espanhol de Bilbau o qual começou  a fazer estes pastéis de massa folhada e cobertura de açúcar que baptizou  de Jesuítas.  O porquê  do nome é  quase tão  misterioso  como a receita,  mas  certamente estará  ligado ao facto de este pasteleiro  ter trabalhado como cozinheiro de padres e Jesuítas.  
 No interior deste belo salão  de chá  encontra-se a sua história emoldurada  numa parede  e percebe-se que a seguir a estes dois homens a história,  os Jesuítas e outras iguarias,  continuou  graças  às  mulheres desta família.  

Sim, os Jesuítas  são  bem famosos  mas os limonetes  não  ficam atrás. 

Foi um belo lanche  e ainda trouxemos  umas caixinhas  para casa. E claro que comer os pastéis  na Moura tem  mais charme,  mas fiquem a saber  que  não  é preciso sair do Porto  para cometer  este pecado da gula, basta ir ao mercado do Bom  Sucesso  que  a Moura tem lá  um cantinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário