quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Um brinde aguardado. Do Porto para Luanda....promessa de uma noite de copos e conversa sobre tudo e nada!

Este fim-de-semana vai ser de compras. Das boas. Líquidos  para guardar e bebericar em ocasiões  de festa. Nha, não  são  para aniversários ou casamentos, são  para os dias em que a sala se enche de amigos e brindamos aos reencontros, às conquistas e às desventuras...em que saboreamos a vida num trago e de um rasgo se esgarca  a amizade com gargalhada infantil de quem sabe o preço  da presença  dos que são  queridos.
E fui num pulinho à garrafeira para fazer um levantamento dos vinhos do dão.  É  que este fim-de-semana é  a festa do vinho do Dão  em Nelas, e por lá  há  sempre bom vinho.  Deparei-me com esta " relíquia ", um bordeaux.
 Alto. Esta garrafa tem destino, ou melhor, destinatário,  vou esperar por Dezembro e com ele pelo regresso do meu amigo de Angola. Este parece-me feito à  sua medida, desde o nome à  sua elegante estrutura.  Digno certamente de palato exigente e experiente nestas andanças  de Baco, não  fosse ele o " vadio" mais glamoroso  que conheço. ...ehehehehe! Acho  que vai mesmo vestir bem o seu mote: " noites alegres, manhãs  tristes! " Parece que o imagino mesmo a dizer-me, do alto do seu pragmatismo "desculpa tanta filosofia, o que tenho é  sede mesmo!".... Daí  em diante, será  ver jorrar as palavras quais ditirambos . 
Agora que  o  vinho aguarda, volto ao meu livro! 
 Mas, estás  a ver a maka?  Se volto a Ondjaki  volto a ser assomada por aquele tipo ( não  me leves a mal amigo, se queres preservar a tua identidade, como te hei-de tratar?) Puxa, logo havíamos  de ter ido à  Lello e " os transparentes" havia de estar esgotado! Maldita sorte, o meu ficou em Luanda.  Mas,  não  tarda está  aí  o Natal, terás  o teu vinho e o teu livro, amigo, prometo. Sim, porque vais devorar aquele romance e tens mesmo de conhecer o Odonato e as suas transparências e a forma leve com que fala dos  calundeiros.
 Ah e a Maria com força e o vendedor de conchas que se apaixonou pelo mar salgado de Luanda. Assim,  tipo nós.  
Bem, fica a promessa,  o vinho para o brinde e Ondjaki  para nos alimentar a conversa ( como se precisassemos de ignição. ..eheheheh). Volta rápido  amigo, que quero saber das tuas vadiagens! 

Sem comentários:

Enviar um comentário